O varal da troca surgiu de uma idéia de semear uma cultura de consumo sustentável onde as pessoas pudessem circular o que não usavam mais, sejam roupas ou objetos, trocando ao invés de comprar, fazendo com que de alguma forma o dinheiro que investiram em seus pertences novos pudessem ser reaproveitados para adquirirem novas peças que estejam precisando sem gastar mais.
Sabemos que nossos hábitos de consumo se não controlados podem nos endividar e ainda influenciar gerações.
Esta atitude de trocar ao invés de só comprar novo, não só beneficia o meio ambiente que já está saturado de lixos que descartamos nele sem a devida reciclagem ou reaproveitamento adequado, como ajuda nosso fluxo financeiro, nos faz refletir no devido valor que pagamos em um objetivo novo, e ainda cria hábitos saudáveis ao meio ambiente, reaproveitando objetos que ainda tem uma vida útil muito grande se gentilmente usados.
Eu idealizei este projeto que começou em 2019, com pequenas ações isoladas de troca na loja, e hoje se tornou um evento onde atendemos mais de 50 pessoas de diversas regiões de São Paulo que levam seus desapegos na loja para trocarem.
Amo este trabalho e tenho muito orgulho dele, pois não se trata de só adquirir novos achados para loja, mas sim de incutir a idéia nas pessoas de que o consumismo desenfreado não é bom nem para nosso bolso e nem para nosso planeta.
Ressignificar aquilo que já existe pronto no mundo, aumentando sua vida útil e escrevendo novas histórias a tais objetos faz desses achados preciosos, pertences que só estimulam a circularem cada vez mais.
Cada desapego meu que vendo hoje me ajuda a refletir sobre quanto ele custou, sobre quanto tempo usei e se valeu a pena compra-lo.
Hoje nós fazemos quatro ações por ano, de 3 em 3 meses e sua participação é livre. Basta separar seus objetos, fazer as malas e levar no dia do evento.
O crédito gerado pela avaliação do lote de peças para troca pode ser usado para comprar na loja de forma livre e se não encontrar seu achado no dia, você pode voltar em até 30 dias para comprar.
Ainda as peças não aprovadas pela avaliação você tem opção de doar para as instituições parceiras do Vila que ajudamos.
Não é demais? E você, gostou da idéia? Então curta esta matéria, ajude a divulgar para seus amigos e familiares, quanto mais pessoas pensando assim, melhor será nosso planeta. Pense nisso!
Um beijo e até a próxima edição que vai acontecer dia 24/05/2024. 😘
Fabiana Traven
Comments